quarta-feira, 25 de agosto de 2010

TECNOLOGIA E DIDÁTICA

TECNOLOGIA E DIDÁTICA



Objetivo:

Queridos/as amigos/as professores/as:

Com base no conteúdo da Unidade 2 – Design Didático, apresente neste fórum uma situação didática que faça uso de alguma tecnologia, explicitando:

- a teoria de aprendizagem subjacente (lembrem do que vimos em CA);

- a intencionalidade da situação proposta (quais os objetivos que desejamos alcançar).


Tecnologia e Didática
Uma das turmas do Sexto Ano do Segundo Ciclo fará a utilização do Power Point para desenhar símbolos do Haloween e posteriormente pintá-los com as cores predominantes dessa data, já previamente feita uma pesquisa sobre esse assunto para realizar a aprendizagem subjacente, que a transferência do conhecimento é facilitada por meio da autêntica interação social. Assim, as representações (desenhos e gravuras) feitas pelos alunos serão expostas para apreciação dos demais colegas de sala.
O propósito que é a intencionalidade desta situação didática é socializar as atividades realizadas pela turma e ressaltando que os trabalhos voltados à aprendizagem são uma das maiores possibilidades de inovação educativa mediante a utilização do computador.
Pesquisa na Máquina de Busca Google e site http://videolog.uol.com.br/video.php?id=528885



quinta-feira, 19 de agosto de 2010

AMPLIANDO A REFLEXÃO SOBRE GESTÃO
Objetivo:
A partir das ideias de José Manuel Moran, abordadas no texto Gestão inovadora da escola com tecnologias – disponível na unidade 1 – e de Maria Elisabette Brisola Brito Prado, no texto Integração de Mídias e a Reconstrução da Prática Pedagógica – disponível na unidade 2 –, destaque e analise os aspectos relacionados ao uso das tecnologias que você considera relevantes nas atividades do multiplicador enquanto gestor.

Tenha como base a seguinte reflexão:

A questão da gestão no âmbito escolar possui especificidades que precisam ser consideradas quando se planeja estratégias para se integrar as ações administrativas e as pedagógicas.

O uso das tecnologias pode promover maior qualidade à gestão pedagógica a partir da sua integração com a gestão administrativa.

Ampliando a reflexão sobre Gestão

De acordo com as idéias de Moran e Prado o uso das tecnologias em sala de aula vai desde os mais simples materiais escolares como caneta, apontador até os mais sofisticados como Data Show.

Quanto aos aspectos relacionados ao uso das tecnologias no ensino e aprendizagem como forma de trabalhar na busca da informação, na pesquisa, no registro, na comunicação e na produção do conhecimento por meio de projeto, que a leitura destes textos me fizeram refletir sobre o uso da mídia a ser integrado nas atividades pedagógicas, propiciando aos alunos novas formas de buscas, interpretar, representar e compreender os conteúdos curriculares ressignificados.

Segundo Almeida e Fonseca Junior, na constituição de um projeto o fundamental é “ter coragem de romper com as limitações do cotidiano, muitas delas auto-impostas” e Gadotti e Romão “supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro”.

Assim, a aprendizagem por projeto requer uma postura diferente daquela utilizada no sistema escolar. Pois requer pessoas/professores olhando para uma mesma direção para propiciar novas formas de ensino e aprendizagem para os alunos.

As dificuldades para mudar na educação

As dificuldades para mudar na educação


As mudanças demorarão mais do que alguns pensam, porque nos

encontramos em processos desiguais de aprendizagem e evolução pessoal

e social. Não temos muitas instituições e pessoas que desenvolvam formas

avançadas de compreensão e integração, que possam servir como

referência. Predomina a média, a ênfase no intelectual, a separação entre a

teoria e a prática.

Temos grandes dificuldades no gerenciamento emocional, tanto no

pessoal como no organizacional, o que dificulta o aprendizado rápido. São

poucos os modelos vivos de aprendizagem integradora, que junta teoria e

prática, que aproxima o pensar do viver.

A ética permanece contraditória entre a teoria e a prática. Os meios de

comunicação mostram com freqüência como alguns governantes,

empresários, políticos e outros grupos de elite agem impunemente. Muitos

adultos falam uma coisa – respeitar as leis - e praticam outra, deixando

confusos os alunos e levando-os a imitar mais tarde esses modelos.

O autoritarismo da maior parte das relações humanas interpessoais,

grupais e organizacionais espelha o estágio atrasado em que nos

encontramos individual e coletivamente de desenvolvimento humano, de

equilíbrio pessoal, de amadurecimento social. E somente podemos educar

para a autonomia, para a liberdade com processos fundamentalmente

participativos, interativos, libertadores, que respeitem as diferenças, que

incentivem, que apoiem, orientados por pessoas e organizações livres.

As mudanças na educação dependem, em primeiro lugar, de termos

educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas,

entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar. Pessoas com as

quais valha a pena entrar em contato, porque dele saímos enriquecidos.

O educador autêntico é humilde e confiante. Mostra o que sabe e, ao

mesmo tempo está atento ao que não sabe, ao novo. Mostra para o aluno a

complexidade do aprender, a nossa ignorância, as nossas dificuldades.

Ensina, aprendendo a relativizar, a valorizar a diferença, a aceitar o

provisório. Aprender é passar da incerteza a uma certeza provisória que dá

lugar a novas descobertas e a novas sínteses.

Os grandes educadores atraem não só pelas suas idéias, mas pelo

contato pessoal. Dentro ou fora da aula chamam a atenção. Há sempre algo

surpreendente, diferente no que dizem, nas relações que estabelecem, na

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sua forma de olhar, na forma de comunicar-se, de agir. São um poço

inesgotável de descobertas.

Enquanto isso, boa parte dos professores é previsível, não nos

surpreende; repete fórmulas, sínteses. São docentes “papagaios”, que

repetem o que lêem e ouvem, que se deixam levar pela última moda

intelectual, sem questioná-la.

É importante termos educadores/pais com um amadurecimento

intelectual, emocional, comunicacional e ético, que facilite todo o processo de

organizar a aprendizagem. Pessoas abertas, sensíveis, humanas, que

valorizem mais a busca que o resultado pronto, o estímulo que a repreensão,

o apoio que a crítica, capazes de estabelecer formas democráticas de

pesquisa e de comunicação.

As mudanças na educação dependem também de termos

administradores, diretores e coordenadores mais abertos, que entendam

todas as dimensões que estão envolvidas no processo pedagógico, além das

empresariais ligadas ao lucro; que apoiem os professores inovadores, que

equilibrem o gerenciamento empresarial, tecnológico e o humano,

contribuindo para que haja um ambiente de maior inovação, intercâmbio e

comunicação.

As mudanças na educação dependem também dos alunos. Alunos

curiosos, motivados, facilitam enormemente o processo, estimulam as

melhores qualidades do professor, tornam-se interlocutores lúcidos e

parceiros de caminhada do professor-educador.

Alunos motivados aprendem e ensinam, avançam mais, ajudam o

professor a ajuda-los melhor. Alunos que provêm de famílias abertas, que

apoiam as mudanças, que estimulam afetivamente os filhos, que

desenvolvem ambientes culturalmente ricos, aprendem mais rapidamente,

crescem mais confiantes e se tornam pessoas mais produtivas.
 
Fonte de Pesquisa
http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/T6%20TextoMoran.pdf

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO


PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO




Objetivo:

Procure identificar quais contribuições Freud deu à Educação e verifique que posições adotadas por ele em sua época ainda seriam importantes para nós pensarmos a nossa prática pedagógica atual.

1. Compartilhe suas reflexões no Fórum PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO.

2. Seja sucinto, claro e objetivo nos seus comentários.

3. Enriqueça os comentários de seus colegas com suas considerações.

ATENÇÃO: Sua reflexão deve estar baseada no estudo da UNIDADE 5 – A Contribuição da Escola Psicanalítica ao Processo Pedagógico, nos textos propostos e nos diagramas apresentados.

O trabalho de Sigmund Freud, como médico de doenças emocionais, contribuiu também em outras áreas do conhecimento, inclusive no campo pedagógico, fazendo com que entendêssemos mais profundamente o processo de aprendizagem.

Através da suas reflexões podemos entender como se processa o desenvolvimento mental e emocional do ser humano.

As maiores contribuições de Freud no campo da educação se dão através:

• do estudo de como funciona o nosso aparelho psíquico e dos processos mentais, onde ocorrem a aprendizagem;

• do estudo do processo de pensamento;

• da aprendizagem através dos processos de identificação e

• dos processos de transferência na relação professor-aluno.

A maior delas no entanto, é compreender como se constrói nossa identidade. Os estudos de Freud nos mostra que a construção do sujeito e a construção do conhecimento estão relacionados ao processo de identificação, onde só se é possível porque o ser humano está integrado a uma sociedade, através de modelos de pessoas que lhe foram significativas o ser humano motiva-se no sentido de equiparar a elas a sua auto imagem.

A criança traz consigo duas ligações fundamentais, segundo Freud, a relação de amor com a mãe, e a identificação primária (modelo do pai), e quando pensamos no educador, vimos que nele se concentra as duas ligações, quando incentivamos nossos alunos a crescer por si próprio e entender o mundo que o cerca e quando lhe damos limites necessários para esse conhecimento, visto que o comportamento do individuo no futuro será baseado nessas experiências vividas.

É POSSÍVEL APRENDER SOLUCIONANDO PROBLEMAS?!

Um problema ou situações que necessitem um posicionamento ou uma solução só se resolvem pela ação do pensamento reflexivo. Dito de outro modo, na base do pensamento hipotético dedutivo está a atuação de um ou mais insights que construímos ao longo da vida.

Que exemplos, de nossa vida profissional ou pessoal, podemos dar para ilustrar este posicionamento teórico tão importante?

ATENÇÃO: Sua reflexão deve estar baseada no estudo da UNIDADE 4 – A Aprendizagem por Solução de Problemas, nos textos propostos e nos diagramas apresentados.

É possível aprender solucionando problemas?


Como educadores precisamos estar atentos ao habito de pensar reflexivamente, sem perder de vista uma boa prática pedagógica. Para tanto precisamos ser abertos a mudanças de nossas praticas educativas.

Precisamos trabalhar com nossos alunos atitudes reflexivas e problematizadoras que desencadeiem pesquisas e consequentemente a construção do conhecimento, proporcionando aos alunos momentos de experiência aliando o lido e o vivido.

O grande exemplo da importância de situações problemas são os momentos de avaliação, entendendo a avaliação como um processo cotidiano, momento para que o aluno perceba seu caminhar, não perdendo de vista que esse pensar reflexivo exige tempo.

A FORÇA DO CONDICIONAMENTO


A FORÇA DO CONDICIONAMENTO



Objetivo:

Olá turma ,



Quando você está em casa e, de repente, percebe que está atrasado para ver o seu programa favorito de TV, você executa vários atos reflexos, aprendidos principalmente desde a sua infância, como andar depressa até o aparelho; apanhar o controle remoto, apertar botões, etc.



Por que essas ações são exemplos de aprendizagem de atos (condicionamento operante)?



Esse Fórum A FORÇA DO CONDICIONAMENTO é o espaço para vocês apresentarem suas reflexões a respeito do questionamento acima. Enriqueça os comentários de seus colegas com suas considerações.



ATENÇÃO: Sua reflexão deve estar baseada no estudo da UNIDADE 3 – Entendendo o Condicionamento, nos textos propostos e nos diagramas apresentados.



A força do condicionamento

Aprendemos a associar uma reação e sua conseqüência. Aprendemos que ao apertar o botão de um controle podemos ver o nosso programa favorito de TV . O condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação de comportamento através de mecanismos estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo. O comportamento operante abrange uma quantidade maior de atividades humanas, desde o espernear e balbuciar do bebê de colo até as mais complicadas habilidades e poder de raciocínio do adulto. Incluí todos os movimentos de um organismo dos quais se possam dizer, em algum momento, tem um efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo.

Quando se apanha o lápis, quando se faz sinal para que o ônibus pare ou nele se sobe, em todos estes, e em milhares de outros atos da vida cotidiana, está-se exemplificando o comportamento operante. Posso citar o modelo da alfabetização antiga. Onde o professor passava no quadro o texto de palavras formado por sílabas seqüentes e liam em coro “voz alta” várias vezes até que os alunos pudessem ler de olhos fechados, e assim sucessivamente faziam o repeteco com todas as lições, o efeito do condicionamento operante sobre os alunos era massacrante. Tanto na língua portuguesa quanto na matemática, e outras disciplinas, como uma forma de condicionamento “péssimo” para nossos alunos, pois podava sim o seu direito de ser criativo na produção de seus próprios textos.

Só quando se observa a história destes comportamentos é que se descobre que, neste ou naquele momento, alguma forma da resposta em questão realmente fez com que as coisas acontecessem.

Não nascemos com um plano genético para a vida. Muito do que fazemos devemos aprender pela experiência. A dádiva mais importante da natureza para nós pode ser a adaptabilidade, nossa capacidade de aprender novos comportamentos que permitem enfrentar as mudanças decorrentes das experiência pois sabemos que a experiência é a chave para a aprendizagem.

MOTIVAÇÃO

MOTIVAÇÃO


Apresentamos 3 situações que podem ser exemplo de motivação extrínseca e/ou motivação intrínseca. Leia com atenção cada situação.



Traga, para este Fórum MOTIVAÇÃO, seus pontos de vista, baseados sempre no que você estudou sobre o tema Motivação na Unidade 2. Comente cada uma das situações e interaja com seus colegas no fórum.



Situação A

Há uma olimpíada de Matemática em uma escola e os melhores alunos disputam entre si o primeiro lugar, que levará, conseqüentemente, à sonhada medalha de ouro.



Situação B

Um professor vai, pouco a pouco, fazendo crescer a curiosidade e a expectativa de seus alunos em relação ao conteúdo de sua disciplina, a tal ponto que ninguém falta às suas aulas e se interessam muito por seu desenrolar.



Situação C

Carlos admira muito o período histórico renascentista e, por isso, está sempre procurando saber mais sobre o tema, pesquisando documentos, freqüentando bibliotecas e arquivos históricos. Neste segundo semestre, recebeu o prêmio Jovens Pesquisadores, o que o deixou muito encantado.

motivaçao

Função caracteristicamente sensorial, a motivação recebe dos sentidos as informações e condições suscitam, conservam e dirigem o comportamentos dos homens.

Motivação é um conjunto de fatores que impulsionam o comportamento do ser humano para a realização de um objetivo.

situação A: Esta é uma motivação extrínseca ao aluno, pois ele somente se sentirá motivado a partir do momento em que houver uma razão, um objetivo a ser atingido no final "a medalha".





situação B: É uma motivação extrínseca o professor consegue despertar nos alunos a vontade de adquirir mais conhecimentos.





situação C: È uma motivação intrínseca o Carlos sente necessidade, vontade própria de aprofundar seu conhecimento.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Fotos de atividades educacionais

Definição de Blog

Blogger, uma palavra criada pela Pyra Labs, é um serviço do Google, que oferece ferramentas para edição e gerenciamento de blogs, semelhantemente ao WordPress.



O Blogger permite a hospedagem de um número ilimitado de blogs nos servidores do BlogSpot (semelhantemente ao WordPress.com). Anteriormente, era possível hospedar os blogs em um servidor próprio do usuário, mas atualmente, o Blogger deixou de suportar publicação via FTP. Os blogs hospedados no BlogSpot incluem uma barra de navegação do Blogger, que não pode ser removida, através de alguma opção da interface do Blogger. Porém, existem tutoriais explicando como removê-la, através de um hack. Os termos de serviço do Blogger não especificam se tal ação é uma violação ou não, mas muitos usuários do serviço optam por fazê-la.

Fonte de pesquisa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Blogger

domingo, 8 de agosto de 2010

Ambientes interativos

Os ambientes interativos aumentam o interesse dos alunos porque eles já conhecem e muitos usam essas ferramentas fora da escola, em suas casas ou lan houses para interagirem com seus familiares, parentes, amigos e colegas.




Existem várias ferramentas e vários ambientes interativos que podem fortalecer a relação entre professores, alunos e conteúdos como: e-mail, chats, fórum, blog,fotolog, wiki.



Mas os professores que utilizam essas ferramentas em suas aulas repassam qualquer conteúdo pertinente, desde formulário, texto, imagens, vídeos, avisos e recados pelo e-mail.

Ferramentas de autoria: definição, particularidades e vantagens

Internet: local de autoria ou plágio




Com base no texto de Pedro Demo, a internet é um lugar de autoria que dentre muitas potencialidades digitais apresenta como sugestão cinco horizontes para rediscutir habilidades necessárias para se viver no século XXI, onde se espera que a população tenha mais liberdade e que saiba pensar por si sem que tenha alguém ou grupo para pensar por ela.

Mesmo que o usuário esteja simplesmente jogando é de autoria, pois pode usar, mudar as regras e recriar desde que conserve sua contribuição aberta a outros usuários.

Para preparar a população para o século XXI, precisa preparar os professores de ensino fundamental da rede pública para que as crianças desfrutem das novas alfabetizações e de pedagogias alternativas, como sugestão que seja gradativo, iniciando no primeiro ano até quem sabe a conclusão do curso.

Mas não basta apenas capacitar o professor que muitas vezes, participam dos cursos somente pelo certificado, sem que haja uma pequena mudança em sua prática pedagógica, por isso é preciso que incluir programas públicos que facilitem e promova o acesso ao computador e internet na escola com possibilidade de se atualizar permanentemente.

domingo, 1 de agosto de 2010

Estudos aprimorando meus conhecimentos na educação

Criei este blog com objetivo de aprimorar meus estudos para que a prática profissional seja a mais perfeita possível.