quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO


PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO




Objetivo:

Procure identificar quais contribuições Freud deu à Educação e verifique que posições adotadas por ele em sua época ainda seriam importantes para nós pensarmos a nossa prática pedagógica atual.

1. Compartilhe suas reflexões no Fórum PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO.

2. Seja sucinto, claro e objetivo nos seus comentários.

3. Enriqueça os comentários de seus colegas com suas considerações.

ATENÇÃO: Sua reflexão deve estar baseada no estudo da UNIDADE 5 – A Contribuição da Escola Psicanalítica ao Processo Pedagógico, nos textos propostos e nos diagramas apresentados.

O trabalho de Sigmund Freud, como médico de doenças emocionais, contribuiu também em outras áreas do conhecimento, inclusive no campo pedagógico, fazendo com que entendêssemos mais profundamente o processo de aprendizagem.

Através da suas reflexões podemos entender como se processa o desenvolvimento mental e emocional do ser humano.

As maiores contribuições de Freud no campo da educação se dão através:

• do estudo de como funciona o nosso aparelho psíquico e dos processos mentais, onde ocorrem a aprendizagem;

• do estudo do processo de pensamento;

• da aprendizagem através dos processos de identificação e

• dos processos de transferência na relação professor-aluno.

A maior delas no entanto, é compreender como se constrói nossa identidade. Os estudos de Freud nos mostra que a construção do sujeito e a construção do conhecimento estão relacionados ao processo de identificação, onde só se é possível porque o ser humano está integrado a uma sociedade, através de modelos de pessoas que lhe foram significativas o ser humano motiva-se no sentido de equiparar a elas a sua auto imagem.

A criança traz consigo duas ligações fundamentais, segundo Freud, a relação de amor com a mãe, e a identificação primária (modelo do pai), e quando pensamos no educador, vimos que nele se concentra as duas ligações, quando incentivamos nossos alunos a crescer por si próprio e entender o mundo que o cerca e quando lhe damos limites necessários para esse conhecimento, visto que o comportamento do individuo no futuro será baseado nessas experiências vividas.

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