quarta-feira, 18 de agosto de 2010

MOTIVAÇÃO

MOTIVAÇÃO


Apresentamos 3 situações que podem ser exemplo de motivação extrínseca e/ou motivação intrínseca. Leia com atenção cada situação.



Traga, para este Fórum MOTIVAÇÃO, seus pontos de vista, baseados sempre no que você estudou sobre o tema Motivação na Unidade 2. Comente cada uma das situações e interaja com seus colegas no fórum.



Situação A

Há uma olimpíada de Matemática em uma escola e os melhores alunos disputam entre si o primeiro lugar, que levará, conseqüentemente, à sonhada medalha de ouro.



Situação B

Um professor vai, pouco a pouco, fazendo crescer a curiosidade e a expectativa de seus alunos em relação ao conteúdo de sua disciplina, a tal ponto que ninguém falta às suas aulas e se interessam muito por seu desenrolar.



Situação C

Carlos admira muito o período histórico renascentista e, por isso, está sempre procurando saber mais sobre o tema, pesquisando documentos, freqüentando bibliotecas e arquivos históricos. Neste segundo semestre, recebeu o prêmio Jovens Pesquisadores, o que o deixou muito encantado.

motivaçao

Função caracteristicamente sensorial, a motivação recebe dos sentidos as informações e condições suscitam, conservam e dirigem o comportamentos dos homens.

Motivação é um conjunto de fatores que impulsionam o comportamento do ser humano para a realização de um objetivo.

situação A: Esta é uma motivação extrínseca ao aluno, pois ele somente se sentirá motivado a partir do momento em que houver uma razão, um objetivo a ser atingido no final "a medalha".





situação B: É uma motivação extrínseca o professor consegue despertar nos alunos a vontade de adquirir mais conhecimentos.





situação C: È uma motivação intrínseca o Carlos sente necessidade, vontade própria de aprofundar seu conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário