quarta-feira, 18 de agosto de 2010

É POSSÍVEL APRENDER SOLUCIONANDO PROBLEMAS?!

Um problema ou situações que necessitem um posicionamento ou uma solução só se resolvem pela ação do pensamento reflexivo. Dito de outro modo, na base do pensamento hipotético dedutivo está a atuação de um ou mais insights que construímos ao longo da vida.

Que exemplos, de nossa vida profissional ou pessoal, podemos dar para ilustrar este posicionamento teórico tão importante?

ATENÇÃO: Sua reflexão deve estar baseada no estudo da UNIDADE 4 – A Aprendizagem por Solução de Problemas, nos textos propostos e nos diagramas apresentados.

É possível aprender solucionando problemas?


Como educadores precisamos estar atentos ao habito de pensar reflexivamente, sem perder de vista uma boa prática pedagógica. Para tanto precisamos ser abertos a mudanças de nossas praticas educativas.

Precisamos trabalhar com nossos alunos atitudes reflexivas e problematizadoras que desencadeiem pesquisas e consequentemente a construção do conhecimento, proporcionando aos alunos momentos de experiência aliando o lido e o vivido.

O grande exemplo da importância de situações problemas são os momentos de avaliação, entendendo a avaliação como um processo cotidiano, momento para que o aluno perceba seu caminhar, não perdendo de vista que esse pensar reflexivo exige tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário