sexta-feira, 1 de outubro de 2010

AMPLIANDO A REFLEXÃO SOBRE GESTÃO

AMPLIANDO A REFLEXÃO SOBRE GESTÃO A partir das ideias de José Manuel Moran, abordadas no texto Gestão inovadora da escola com tecnologias – disponível na unidade 1 – e de Maria Elisabette Brisola Brito Prado, no texto Integração de Mídias e a Reconstrução da Prática Pedagógica – disponível na unidade 2 –, destaque e analise os aspectos relacionados ao uso das tecnologias que você considera relevantes nas atividades do multiplicador enquanto gestor. Tenha como base a seguinte reflexão: A questão da gestão no âmbito escolar possui especificidades que precisam ser consideradas quando se planeja estratégias para se integrar as ações administrativas e as pedagógicas. O uso das tecnologias pode promover maior qualidade à gestão pedagógica a partir da sua integração com a gestão administrativa. Como isso pode ser concretizado considerando o papel do multiplicador como gestor? Partilhe no fórum suas considerações. Não deixem de responder ao questionamento do fórum, nem de interagir com seus colegas! Uma boa conversa pode nos levar longe! Bjkas em todos/as!!! Sonia. Ampliando a reflexão sobre Gestão De acordo com as idéias de Moran e Prado o uso das tecnologias em sala de aula vai desde os mais simples materiais escolares como caneta, apontador até os mais sofisticados como Data Show. Quanto aos aspectos relacionados ao uso das tecnologias no ensino e aprendizagem como forma de trabalhar na busca da informação, na pesquisa, no registro, na comunicação e na produção do conhecimento por meio de projeto, que a leitura destes textos me fizeram refletir sobre o uso da mídia a ser integrado nas atividades pedagógicas, propiciando aos alunos novas formas de buscas, interpretar, representar e compreender os conteúdos curriculares ressignificados. Segundo Almeida e Fonseca Junior, na constituição de um projeto o fundamental é “ter coragem de romper com as limitações do cotidiano, muitas delas auto-impostas” e Gadotti e Romão “supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro”. Assim, a aprendizagem por projeto requer uma postura diferente daquela utilizada no sistema escolar. Pois requer pessoas/professores olhando para uma mesma direção para propiciar novas formas de ensino e aprendizagem para os alunos.

GESTÃO DE TEMPO

 Este fórum é a nossa primeira atividade de GTM. Lembrem-se que os fóruns são espaços de interação e troca, o que significa que devemos ler as postagens dos/as colegas e comentá-las, de modo que todos/as nós aprendamos uns com os outros/as.
Primeiro, devemos responder ao que é solicitado no enunciado do fórum e, depois, interagir com os/as colegas. Somente assim faremos deste fórum um verdadeiro espaço de aprendizagem colaborativa.
Não esqueçam que este fórum se relaciona à Unidade 1 da disciplina GTM: Refletindo sobre a Gestão Pessoal. No conteúdo da unidade você certamente encontrará material que facilitará sua participação neste espaço.
Bons estudos para todos/as!!
Bjkas, Sonia.
“O tempo é uma coisa criada. Dizer `Eu não tenho tempo`, é o mesmo que dizer, `Eu não quero`".Lao Tse
Como você gerencia o tempo em relação a sua participação neste curso?
Estabelece prioridades, organiza um horário para leituras, para estudos e para a interação?
Como concilia o trabalho com os estudos e com as atividades sociais e familiares?
Quais estratégias utiliza?
Quais sugestões você gostaria de compartilhar com seus colegas? Quais tecnologias são utilizadas na gestão do seu tempo?
Coloque suas considerações e impressões nesse espaço de debate e apresente seus argumentos. 
Gerencio o tempo de forma organizada, pois trabalho em três turnos e sou a “secretária” da casa, restando para mim pouco tempo, que fica para fazer leitura dos textos e atividades desde que iniciei este curso, sou acompanhante de ir ao médico da minha mãe e quando realmente estou ocupadíssima é uma das minhas irmãs que acompanha a nossa mãe ao consultório médico e, quando há atividades a ser desenvolvidas do curso de especialização Tecnologias na Educação as atividades sociais e familiares ficam negligenciadas pois  “tempo livre” é algo que raramente tenho, mas procuro manter-me no cronograma para realizar a contento. As tecnologias utilizadas na gestão em que vivo são: TV, câmera fotográfica, rádio, computador, data show, DVD e jornal.