sexta-feira, 1 de outubro de 2010

AMPLIANDO A REFLEXÃO SOBRE GESTÃO

AMPLIANDO A REFLEXÃO SOBRE GESTÃO A partir das ideias de José Manuel Moran, abordadas no texto Gestão inovadora da escola com tecnologias – disponível na unidade 1 – e de Maria Elisabette Brisola Brito Prado, no texto Integração de Mídias e a Reconstrução da Prática Pedagógica – disponível na unidade 2 –, destaque e analise os aspectos relacionados ao uso das tecnologias que você considera relevantes nas atividades do multiplicador enquanto gestor. Tenha como base a seguinte reflexão: A questão da gestão no âmbito escolar possui especificidades que precisam ser consideradas quando se planeja estratégias para se integrar as ações administrativas e as pedagógicas. O uso das tecnologias pode promover maior qualidade à gestão pedagógica a partir da sua integração com a gestão administrativa. Como isso pode ser concretizado considerando o papel do multiplicador como gestor? Partilhe no fórum suas considerações. Não deixem de responder ao questionamento do fórum, nem de interagir com seus colegas! Uma boa conversa pode nos levar longe! Bjkas em todos/as!!! Sonia. Ampliando a reflexão sobre Gestão De acordo com as idéias de Moran e Prado o uso das tecnologias em sala de aula vai desde os mais simples materiais escolares como caneta, apontador até os mais sofisticados como Data Show. Quanto aos aspectos relacionados ao uso das tecnologias no ensino e aprendizagem como forma de trabalhar na busca da informação, na pesquisa, no registro, na comunicação e na produção do conhecimento por meio de projeto, que a leitura destes textos me fizeram refletir sobre o uso da mídia a ser integrado nas atividades pedagógicas, propiciando aos alunos novas formas de buscas, interpretar, representar e compreender os conteúdos curriculares ressignificados. Segundo Almeida e Fonseca Junior, na constituição de um projeto o fundamental é “ter coragem de romper com as limitações do cotidiano, muitas delas auto-impostas” e Gadotti e Romão “supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro”. Assim, a aprendizagem por projeto requer uma postura diferente daquela utilizada no sistema escolar. Pois requer pessoas/professores olhando para uma mesma direção para propiciar novas formas de ensino e aprendizagem para os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário